A EMPRESA

A Empresa ITAGUAÇU ENERGIA S/A tem por objetivo único e exclusivo (SPE) atuar como Produtor Independente de Energia Elétrica, mediante o aproveitamento, pela PCH ITAGUAÇU, do potencial hidráulico do Rio Pitanga. 

A empresa foi constituída em 30 de novembro de 2001 por uma sociedade formada por 12 acionistas, todos pessoas físicas. Destes dez se dedicam a atividades agropecuárias e dois a empreendimentos do setor elétrico. Esta Sociedade forneceu o capital inicial necessário para o projeto, bem como as garantias para obtenção do necessário financiamento. 

A Pequena Central Hidrelétrica PCH ITAGUAÇU foi autorizada pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, nos termos da Resolução n.º 317 de 1.º de Julho de 2003, inicialmente com potência instalada de 9.00 MW, com cujas características recebeu a Licença Prévia. Questões da política estadual interromperam os licenciamentos até inicio de 2011. Ao cessaram tais óbices, a ITAGUAÇU Energia S/A pleiteou e obteve o licenciamento ambiental para o Projeto Básico readequado à potência instalada de 14,00 MW. Esta repotenciação se fez através de melhorias tecnológicas do Projeto, que não implicaram em novos efeitos ambientais. Concedida a Licença de Operação nº 29.276, a PCH ITAGUAÇU vem funcionando desde julho de 2013.

PCH ITAGUAÇU

“O Estado fomentará a implantação, em seu território, de usinas hidrelétricas de pequeno porte, para o atendimento ao consumo local, respeitada a capacidade de suporte do meio ambiente.”

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ, ART. 163